segunda-feira, 24 de junho de 2013

Qual é o papel do professor em relação ao trabalho com leitura e produção de textos no acompanhamento do desenvolvimento de blogs como prática pedagógica.

O professor funcionará como um articulador entre as novas tecnologias e seu alunado. Na maioria da vezes, os alunos estão em um nível de conhecimento tecnológico superior ao professor, pois desde cedo os pais fornecem tecnologia avançada para entretenimento de seus filhos em vez de compartilhar atividades lúdicas e de raciocínio rápido.
O blogs vem para dispultar uma fatia do mercado já saturada pelos "twitters" e "facebooks" da vida, e alguns usuários mais tradicionalistas ainda usam o orkut como carro chefe. O professor deverá apresentar para seu aluno, que o mesmo não precisa se segregar dos meios sociais, mas entender que os blogs passarão a ser mais uma ferramenta para adquirir conhecimentos. Nós, docentes, devemos também explicar para os alunos que com o avanço das tecnologias/comunicações não será possível  permanecer na idade da pedra, pois o mercado de trabalho; o futuro inevitável para muitos adolescentes, dará preferência para alunos que interagem nesses meios de comunicação.
Desempenhando a função de educador, o professor deverá não só indicar "sites" para leitura de texto como também postar fragmentos que julgar chamativo para seu público alvo. Quem não gosta de um fragmento bem apresentado que faz com que o leitor se interesse pelo restante do texto? Fiz essa experiência com um fragmento do livro "O país do carnaval" de Jorge Amado, expliquei para os alunos que o livro foi escrito quando o autor tinha dezesseis anos e o precursor dos demais livros inclusive o famoso Gabriela. O fragmento apresentado narrava uma cena de sexo que aguçava a criatividade daqueles com altos níveis de hormônios e também dos curiosos. Resultado noventa por cento da classe leu o livro e gostou; detalhe importante: por ser um livro pouco divulgado não havia ainda resumo na internet, rsrsrrsrsrsrs, e eu quanto prrofessor me realizei. Foi ótimo ver estampado no rosto de alguns alunos a satisfação de um trabalho bem realizado.

3 comentários :

  1. Muito bem Professor Francisco!

    Não há mais como ignorar as tecnologias da informação e comunicação(TICs) na educação, apesar de nossas escolas terem laboratórios de informática precários.

    Até mais.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom Chico....
    Parabéns pelo Blog....
    Abraço...

    ResponderExcluir
  3. Muito bom e muito criativo, Chicão!
    A galera vai adorar. Seu Blog é uma ferramenta que ensina com um jeito fácil e divertido de estudar e aprender.
    Parabéns!
    duka

    ResponderExcluir