segunda-feira, 24 de junho de 2013

"Experiências com as palavras escritas"

Se escrevo é na esperança de ser devorado pelos meus leitores." (Rubem Alves);  Essa feliz colocação de Rubem Alves contempla justamento o que passo para meus alunos do 6º ano do Ensino Fundamental e 3º Ensino Médio neste ano letivo de 2013. 
Mesmo quando você confidencia seus maiores segredos naquele famoso diário (bem escondido no fundo do guarda-roupa) na adolescência, bem lá no fundo de sua alma, seu medo e ao mesmo tempo desejo é de que alguém acabe por ler suas confissões. Caso contrário o porquê  de ter escrito? Vaidade? Desabafo? Talvez, mas você escreveu e que delícia quando alguém compartilha nossos segredos; pelo menos para quem leu. O mais importante é o aluno colocar as palavras no papel. 
Quando trabalhamos com a leitura e produção textual devemos enfatizar o trabalho com a linguagem, já que ela transmite nosso mais puro sentimento, melhorando a escrita do cotidiano. Só é um bom escritor quem é um bom leitor, a leitura auxilia e muito na escrita, pois eleva o nível de proficiência do leitor enriquecendo seu vocabulário. 
Agora compartilho a frase de Danuza Leão "Adoro ler, e leio qualquer coisa que chegue às minhas mãos (...)". Diante disso, outra orientação que passo para os alunos nas nossas visitas à biblioteca é que escolham qualquer livro, revista, gibi, jornal, etc, pois o importante é adubar o gosto para leitura  e depois direcioná-la no momento oportuno. Tenho um aluno do 6.º ano do Ensino Fundamental, de apenas onze anos, que semanas passadas em nossa visitinha à biblioteca, pegou o livro Dom Casmurro (Machado de Assis) assim que voltamos à sala de aula procurei inteirá-lo sobre sua leitura futura, é o que eu chamo de saber vender bem o livro para o aluno; nas aulas seguintes o mesmo vinha ao meu encontro comentar sobre os capítulos e de como Bentinho achava que estava sendo enganado pela esposa. 
A leitura foi tão proveitosa pelo aluno que ele revendeu o livro para sua mãe. Tudo isso prova que não existe uma idade certa ou errada para degustar um bom livro, basta o professor saber orientar. Dessa forma, encerro atrelando minhas ideias à frase de Marilena Chauí de que "Ler é suspender a passagem do tempo".

Nenhum comentário :

Postar um comentário